Home
Notícias
Estudo revela quais são as cidades mais caras do mundo e seis delas são brasileiras
Notícias

Estudo revela quais são as cidades mais caras do mundo e seis delas são brasileiras

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/08/2024 14h53
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16318292/original/open-uri20240811-61-1c49c3y?1723388482
©Matthew Stockman - 2015 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Um levantamento do site Expatistan revelou quais são as cidades mais caras para se viver em todo o mundo e, entre elas,  seis são brasileiras. O estudo levou em consideração o preço de itens essenciais como moradia, alimentos, transporte e lazer. A cidade de Praga, na República Tcheca, foi utilizada como referência com um índice base de 100, conforme esse valor diminui, mais cara fica a cidade.

No Brasil, as seis cidades que se destacaram como as mais caras para se viver são: Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Campinas, Brasília e Porto Alegre. O Rio de Janeiro lidera o ranking nacional, com um índice de preços que chega a 81. O custo de vida na capital carioca é um dos mais altos do país, especialmente em áreas centrais e bairros nobres como Leblon, Ipanema e Copacabana. Aluguel, alimentação e transporte são os principais fatores.

Em seguida, temos a cidade de São Paulo, conhecida como o coração econômico do Brasil, com um índice de preços de 80. A metrópole possui um dos custos mais altos do país, principalmente nos itens moradia, alimentação e transporte. Bairros como Vila Madalena, Jardins e Itaim Bibi apresentam aluguéis elevados, tornando o custo de vida diário também significativo.

Santos, uma cidade litorânea do estado de São Paulo, está na lista com um índice de 78. A valorização de Santos ocorre principalmente devido ao mercado imobiliário, que apresenta aluguéis altos, especialmente em bairros próximos à orla, como Gonzaga e Ponta da Praia. Os gastos com alimentação, serviços e lazer também acompanham essa valorização, pois a cidade é um importante polo portuário e turístico.

Em quarto lugar, está Campinas, uma das principais cidades do interior de São Paulo, com um índice de 75. O custo de vida nessa região é relativamente alto, impulsionado pelos preços de moradia e educação. Bairros como Cambuí e Taquaral são conhecidos por seus aluguéis elevados e acesso a serviços e infraestrutura de qualidade.

A cidade de Brasília aparece no ranking com um índice de 73. A capital federal possui um dos custos de vida mais altos do Brasil, principalmente devido aos preços elevados de moradia em áreas nobres como o Plano Piloto e Lago Sul. Os gastos com alimentação, educação e transporte também são significativos, refletindo o perfil da cidade voltada para o funcionalismo público.

Por fim, Porto Alegre fecha a lista das cidades mais caras do Brasil, com um índice de 71. A capital do Rio Grande do Sul apresenta um custo de vida alto em comparação com outras cidades do estado, especialmente nos bairros como Moinhos de Vento e Bela Vista. A cidade oferece uma boa infraestrutura, com acesso à educação, saúde e lazer de qualidade, mas isso se reflete nos preços de alimentação, transporte e entretenimento.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp  e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também