Evento de pré-triatlo no Rio Sena é cancelado devido à má qualidade da água
ICARO Media Group TITAN
O evento de natação de um ensaio para o triatlo olímpico foi cancelado neste domingo devido a preocupações com a qualidade da água no Rio Sena, mas autoridades de Paris afirmaram estar confiantes de que os triatletas poderão nadar no famoso rio da cidade durante os eventos reais esta semana.
O triatlo masculino está programado para terça-feira, enquanto as mulheres competirão na quarta-feira. Os triatletas deveriam ter a oportunidade de se familiarizar com o percurso no domingo, mas os organizadores cancelaram a parte de natação após representantes da World Triathlon, autoridades da cidade e regionais, e outros tomadores de decisão se reunirem para discutir os testes de qualidade da água.
A qualidade da água no Sena está diretamente ligada ao clima. Após fortes chuvas durante a cerimônia de abertura olímpica de sexta-feira e chuvas contínuas no sábado, a decisão foi tomada de cancelar a natação de teste. Com a ausência de previsão de mais chuva, os oficiais afirmaram que esperam que os atletas tenham a experiência única de competir no Sena.
"Nós observamos a dinâmica do Sena nas últimas semanas e isso nos dá confiança", disse o vice-prefeito de Paris, Antoine Guillou, em uma coletiva de imprensa no domingo.
Os organizadores olímpicos no domingo ecoaram a confiança das autoridades de Paris.
"Estamos muito confiantes com a previsão do tempo para as próximas 48 horas, a qualidade da água irá melhorar", disse a porta-voz de Paris 2024, Anne Descamps. "Graças a todo o trabalho empreendido por nossos órgãos públicos, vimos que a qualidade da água do Rio Sena melhorou significativamente."
Se persistirem as preocupações no momento da corrida, o primeiro plano de contingência é adiar os eventos de triatlo por alguns dias. Se a qualidade da água ainda não estiver boa o suficiente, a parte de natação do triatlo será cancelada e os atletas competirão apenas nas partes de corrida e ciclismo.
Diversos triatletas expressaram esperança de que as águas estejam limpas o suficiente para nadarem. Nadar no Sena foi proibido por mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Paris gastou 1,4 bilhão de euros para preparar o rio para as Olimpíadas. Além da parte de natação do triatlo, o evento de maratona aquática também deve ocorrer no rio durante os Jogos.
Entre as medidas adotadas para melhorar a qualidade da água está a construção de uma bacia gigante para capturar água da chuva em excesso e evitar que águas residuais fluam para o rio, a renovação da infraestrutura do esgoto e a modernização das estações de tratamento de águas residuais. As chuvas de sexta-feira acionaram o uso da bacia construída perto da estação de trem Austerlitz, fazendo com que ela se enchesse cerca de 20%, disse Guillou.
Testes diários de qualidade da água no início de junho indicaram níveis inseguros da bactéria fecal conhecida como E. coli, seguidos por melhorias recentes. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no rio menos de duas semanas antes do início dos eventos olímpicos, cumprindo a promessa de mostrar que o rio, antes poluído, estava limpo o suficiente para sediar competições de natação.
Os oficiais de Paris se recusaram no domingo a divulgar dados mais recentes, dizendo que as entidades de cada modalidade esportiva têm as medições e cabe a elas decidir se os eventos devem prosseguir no rio.
Oficiais da World Triathlon disseram que compartilham a crença de autoridades de Paris e olímpicas de que o rio estará adequado para natação terça e quarta-feira.
Torin Koos, um porta-voz da World Aquatics, disse que eles irão "rever a qualidade da água do Sena" mais perto dos eventos de maratona aquática, que terão seu dia de treino em 7 de agosto.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram