TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Funeral do Papa Francisco é confirmado para sábado (26), na Basílica de São Pedro
Notícias

Funeral do Papa Francisco é confirmado para sábado (26), na Basílica de São Pedro

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
22/04/2025 09h47
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16511026/original/open-uri20250422-127-1xq64gj?1745315424
©Pool - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O Vaticano confirmou que a missa fúnebre do Papa Francisco será realizada no sábado, às 5h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, em Roma. O caixão do pontífice será trasladado nesta quarta-feira para a basílica, onde ocorrerão cerimônias internas antes da visitação dos fiéis. A Santa Missa Exequial será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re às 5h de sábado. Após a cerimônia, o corpo de Francisco será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.

A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada em momento de funeral, conforme determinado no livro "Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice". O corpo do Papa Francisco será transferido da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro na quarta-feira de manhã, sendo exposto para homenagens do público. A trajetória da procissão incluirá a Praça Santa Marta, a Praça dos Protomártires Romanos e a entrada na basílica pela porta central.

O funeral de Francisco contará com uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do pontífice. Prevista para ocorrer entre sexta-feira e domingo, a cerimônia foi confirmada pelo Vaticano para sábado. O Papa faleceu aos 88 anos na segunda-feira, após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca irreversível. Autoridades esperam a presença de aproximadamente 200 chefes de Estado e de governo, incluindo os presidentes Lula, Donald Trump, Javier Milei e Emmanuel Macron.

Os integrantes do Colégio Cardinalício iniciaram reuniões no Vaticano nesta terça-feira para definir os detalhes das cerimônias fúnebres. O encontro, chamado de congregação geral, conta com a presença de todos os cardeais, podendo participar até 252 deles. Para a missa fúnebre, o Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, será o responsável pela cerimônia. O corpo de Francisco será vestido com batina branca e caixão de madeira simples, ficando exposto por três dias na Basílica de São Pedro.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também