Furacão Milton causa primeiras fatalidades em Saint Lucie, na Flórida
ICARO Media Group TITAN
As autoridades confirmaram as primeiras mortes em decorrência da passagem do furacão Milton na Flórida, nos Estados Unidos. O fenômeno atingiu o estado na quarta-feira (9), por volta das 20h30, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões (NHC). O condado de Saint Lucie, localizado a cerca de 225 quilômetros a leste de Sarasota, na costa do Golfo do México, foi um dos locais mais afetados. O xerife do condado, Keith Pearson, relatou "múltiplas fatalidades", com pelo menos duas pessoas falecidas e vários feridos levados para hospitais. Os óbitos ocorreram em uma casa de repouso próxima à cidade de Fort Pierce.
Segundo o porta-voz dos bombeiros locais, mais de 100 casas foram destruídas ou danificadas devido aos tornados que atingiram o condado. O xerife afirmou que entre "6 a 12" tornados impactaram a região, resultando em um evento climático sem precedentes. Operações de busca e resgate estão em andamento, com as autoridades verificando todas as residências afetadas. O condado de Saint Lucie já contava com três abrigos e está considerando converter outra escola em abrigo para ajudar os desabrigados pelos tornados.
Os ventos do Furacão Milton alcançaram 145 km/h no momento em que o fenômeno tocou a costa da Flórida. O NHC rebaixou a classificação do furacão de 3 para 1 à 1h, horário local. Siesta Key, no Condado de Sarasota, foi um dos locais atingidos pelo olho do furacão. A Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida alertou os moradores para continuarem se abrigando e vigilantes, enquanto áreas como Tampa e St. Petersburg já registravam chuvas intensas e ventos fortes.
Mais de 2.2 milhões de clientes na Flórida estão sem energia devido à passagem do furacão Milton. O fenômeno se formou na costa mexicana e ganhou força rapidamente antes de chegar à Flórida. Autoridades locais e o governador Ron DeSantis pediram para que a população se preparasse para um dos piores furacões dos últimos tempos.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .