Geada intensa atinge o Rio Grande do Sul, com temperaturas abaixo de zero
ICARO Media Group TITAN
Na manhã desta terça (13), o Rio Grande do Sul registrou o dia mais frio do ano, com temperaturas abaixo de zero em várias regiões.
A temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Pinheiro Machado, onde chegou a -5,3ºC. Outras localidades também enfrentaram temperaturas extremamente baixas, como São José dos Ausentes (-4ºC), Lagoa Vermelha (-3,2ºC), Monte Alegre dos Campos (-3,2ºC), Santana do Livramento (-2,8ºC), Cambará do Sul (-2,2ºC), entre outras.
Em Porto Alegre, as temperaturas também caíram consideravelmente, chegando a 0,5ºC em Viamão; 1,0ºC em Novo Hamburgo; 1,3ºC em Nova Santa Rita; 1,4ºC em Gravataí; 2,3ºC em Canoas e Campo Bom; e 3,5ºC em São Leopoldo.
Este fenômeno foi resultado de uma frente fria que ingressou no estado entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, trazendo consigo ar polar. A passagem desta frente provocou neve e chuva congelada em São José dos Ausentes. O ar frio foi impulsionado por um grande ciclone extratropical no Atlântico Sul, que gerou condições atmosféricas secas e frias a Oeste do ciclone.
Esse recorde de frio reforça necessidade de cuidados redobrados com a saúde e aquecimento adequado.