Governo Lula lança novas regras para CNH e aplicativo
ICARO Media Group TITAN

Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança as novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Palácio do Planalto, que passam a valer a partir desta semana. Uma das mudanças mais significativas é a dispensa das aulas obrigatórias em autoescolas para a obtenção do documento. A cerimônia de lançamento contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.
O objetivo das novas medidas, de acordo com o Ministério das Cidades, é modernizar e facilitar o processo de obtenção da CNH, além de reduzir os custos em até 80%. Com a nova versão do aplicativo da CNH, os interessados poderão estudar as regras de trânsito sem a necessidade de frequentar uma autoescola. As aulas práticas e teóricas poderão ser ministradas por instrutores autônomos aprovados em prova realizada pelo governo federal.
Uma das mudanças é a redução da carga horária de aulas práticas e teóricas para a obtenção da CNH nas categorias A e B. Com o novo modelo, as aulas práticas passam de 20 horas-aula para apenas duas horas, aumentando a flexibilidade para os candidatos escolherem entre autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados ou preparações personalizadas.
Com as novas regras, os candidatos poderão optar por estudar de forma presencial em autoescolas ou instituições credenciadas, bem como acessar todo o conteúdo teórico online gratuitamente por meio do site do Ministério dos Transportes ou do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. A realização das provas teórica e prática continua sendo obrigatória, assim como outras etapas como coleta biométrica e exame médico presenciais no Detran.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

