IBGE anuncia novo mapa do mundo com o Brasil no centro
ICARO Media Group TITAN
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que adotará um novo modelo de mapa-múndi em todos os prédios públicos e militares do país. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, divulgou a novidade na última quinta-feira, dia 11.
Diferentemente dos mapas tradicionais, nos quais o Norte Global, especialmente a Europa, costuma ocupar o centro, o modelo elaborado pelo IBGE coloca o Brasil no centro. A intenção é valorizar a identidade nacional e promover uma representação mais fiel da geografia mundial, já que o mapa tradicionalmente utilizado apresenta certas "distorções" inclusive no tamanho de alguns países representados.
O novo mapa-múndi foi produzido pelo IBGE. De acordo com Pochmann, ele se tornará mais um símbolo nacional, assim como a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. O uso desses símbolos nacionais é protegido por lei e deve respeitar padrões de impressão e apresentação, em respeito à identidade patriótica.
O primeiro a receber o novo mapa-múndi foi o presidente Lula. Agora, a intenção é que o modelo seja utilizado em todos os prédios públicos e militares do Brasil, reforçando a representação do país na geografia mundial.
Ricardo Stuckert -PR
Com essa iniciativa, o IBGE busca não apenas promover uma visão mais precisa da distribuição geográfica global, mas também valorizar a própria territorialidade brasileira, ressaltando a importância do país dentro do contexto mundial.
O novo mapa-múndi certamente despertará interesse e curiosidade nos cidadãos brasileiros ao visitarem os órgãos públicos e militares, proporcionando uma experiência visual diferente, estimulando a reflexão sobre a posição do Brasil no mundo e reforçando o sentimento de pertencimento ao território brasileiro.