Home
Notícias
Inflação nos EUA sobe mais do que o previsto em janeiro
Notícias

Inflação nos EUA sobe mais do que o previsto em janeiro

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/02/2025 14h57
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16461288/original/open-uri20250212-96-4zzchr?1739373173
©Chip Somodevilla - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos tiveram um aumento mais expressivo do que o previsto em janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho. O índice de preços ao consumidor teve uma elevação de 0,5% no mês passado, após uma alta de 0,4% em dezembro. Em termos anuais, o índice avançou 3,0%, em comparação com os 2,9% registrados em dezembro. Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento mensal de 0,3%.

Parte do aumento observado no índice de preços ao consumidor em janeiro pode ser atribuída a empresas que aumentaram os preços no início do ano, possivelmente de forma preventiva devido a antecipações de tarifas mais altas sobre produtos importados.

O presidente Donald Trump suspendeu temporariamente uma tarifa de 25% sobre produtos do Canadá e do México até março, enquanto uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses entrou em vigor neste mês. Economistas acreditam que essas tarifas, quando aplicadas, podem impactar a inflação nos Estados Unidos.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell (foto), mencionou que a inflação teve um leve recuo no ano passado, porém ressaltou que o progresso recente tem sido instável. A inflação nos EUA permanece acima da meta de 2% estipulada pelo banco central. As perspectivas de um corte nas taxas de juros estão diminuindo diante das incertezas econômicas relacionadas às políticas comerciais e fiscais implementadas pelo governo Trump.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também