Jeannette Jara e José Antonio Kast disputarão 2º turno das presidenciáveis do Chile
ICARO Media Group TITAN

Os chilenos optaram por levar a eleição presidencial para o segundo turno, que definirá o sucessor do presidente Gabriel Boric no próximo ano. De acordo com os resultados divulgados pela autoridade eleitoral do país, Jeannette Jara, do Partido Comunista, conquistou 26,6% dos votos, enquanto José Antonio Kast, candidato ultradireitista, obteve 24,2% dos votos, com 62,7% dos votos apurados. Ambos irão disputar a eleição final marcada para 14 de dezembro deste ano.
No pleito deste domingo, nenhum dos oito candidatos conseguiu alcançar a maioria dos votos, resultando na necessidade de um segundo turno. Jara representará a coalizão governista, enquanto Kast defende uma agenda de combate duro ao crime organizado e à imigração ilegal, associando essas questões ao aumento da violência no país.
Além dos candidatos Jeannette Jara e José Antonio Kast, o pleito contou com a participação de outros concorrentes, incluindo Franco Parisi, que obteve destaque nas regiões do norte do Chile. Com a renovação da Câmara dos Deputados e metade do Senado, houve um equilíbrio entre representantes de esquerda e direita, com projeções de crescimento da direita para a próxima legislatura.
A votação no Chile foi marcada por longas filas e atrasos no encerramento, devido à alta participação dos eleitores. Mais de 15 milhões de pessoas estavam aptas a votar, e em grandes cidades, como Santiago e Valparaíso, os eleitores enfrentaram dificuldades para chegar aos locais de votação, resultando em zonas eleitorais com ampliação do horário de votação.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
