Home
Notícias
Latam é condenada por injúria racial em voo internacional
Notícias

Latam é condenada por injúria racial em voo internacional

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
05/11/2024 17h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16390460/original/open-uri20241105-56-wq7uln?1730828237
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu condenar a empresa aérea Latam a pagar uma indenização de R$ 18 mil por danos morais a um advogado que sofreu injúria racial durante um voo entre Nova York e Guarulhos. O caso ocorreu quando uma passageira chinesa, Qu Aiong, deitou no assento do advogado João Vitor, proferindo insultos racistas e pedindo para ele "voltar" para outra parte do avião. Mesmo após o ocorrido, a companhia aérea não tomou as devidas medidas para coibir a situação.

De acordo com relatos da advogada de defesa Jade Louise, a agressão racial se estendeu por mais de nove horas de voo, causando constrangimento e angústia ao advogado. A Polícia Federal foi acionada somente após o pouso da aeronave em solo brasileiro, onde a passageira foi conduzida à delegacia para registro do incidente. A empresa aérea alegou dificuldades em retirar a passageira do avião, porém a juíza responsável pelo caso destacou a negligência da Latam em acionar as autoridades competentes de forma imediata.

Diante da violação da honra do advogado e do sofrimento decorrente das ofensas racistas, a juíza justificou a decisão pela reparação por danos morais. A Latam, por sua vez, recorreu da sentença. Por fim, a ação movida contra Qu Aiong foi encerrada devido ao falecimento da passageira em um acidente de trânsito em Nova York.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também