Laudo da PF diz que Bolsonaro tem condições de permanecer na Papudinha
ICARO Media Group TITAN
Um laudo assinado por médicos da Polícia Federal concluiu que Jair Bolsonaro (PL) precisa de acompanhamento e rotinas de saúde específicas, mas tem condições de continuar na Papudinha, no Complexo da Papuda, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses.
A perícia foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e deve orientar a análise de um pedido da defesa que busca a concessão de regime domiciliar ao ex-presidente por razões humanitárias. A avaliação médica ocorreu em 20 de janeiro e o conteúdo foi divulgado hoje por decisão do próprio ministro.
Segundo o laudo, Bolsonaro relatou melhora nas condições após a transferência, em 15 de janeiro, da Superintendência da PF para a Papudinha. Ele mencionou maior espaço para circulação, disse não se incomodar com ruídos apesar de obras e considerou a limpeza "satisfatória". Na unidade anterior, havia reclamações frequentes relacionadas a ruídos do sistema de ar-condicionado.
O ex-presidente também disse aos médicos que procura se manter emocionalmente "equilibrado", mas indicou "maior preocupação" com a filha menor de idade, com a enteada e com a esposa, Michelle Bolsonaro. O laudo aponta que ele recusou acompanhamento psiquiátrico ou psicológico, mas recebe visitas de um pastor, algo que classificou como "relevante para a sua prática religiosa".
A defesa sustenta que a saúde de Bolsonaro, de 70 anos, não seria compatível com o ambiente prisional e apresentou exames ao pedido de domiciliar. Entre os diagnósticos citados estão refluxo gastroesofágico com esofagite, hipertensão, apneia do sono grave e câncer de pele, além de sequelas da facada de 2018, com alegação de necessidade de acompanhamento contínuo, exames e medicações específicas.
Do outro lado, o texto informa que Bolsonaro tem equipe médica disponível 24 horas na Papudinha, além de espaço para banho de sol e exercícios, e que ele foi encaminhado para uma cela de 64 m² em uma ala destinada a presos com cela especial.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
