Lobo-marinho surpreende banhistas na Praia de Ipanema
ICARO Media Group TITAN
Um lobo-marinho chamou a atenção dos frequentadores da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, ao aparecer inesperadamente nas areias na quinta-feira (18). O animal, identificado como um macho, veio descansar na praia e tem sido alvo de curiosidade tanto de cariocas quanto de turistas que passam pelo local.
A presença do lobo-marinho, apelidado carinhosamente de Joca pelos especialistas, é considerada incomum nesta época do ano, visto que normalmente esses animais são avistados no Brasil durante o inverno e primavera. De acordo com a bióloga Bárbara Carvalho, que avaliou o animal, Joca pertence à espécie antártica, comum nas águas geladas da Antártida e sul da América do Sul.
Mesmo estando longe de casa, não foram encontradas lesões no lobo-marinho, que passa a maior parte do tempo descansando e refrescando-se no mar de Ipanema. O Corpo de Bombeiros isolou a área em torno do animal, que está sendo monitorado por biólogos para garantir sua segurança e evitar possíveis estresses devido à presença de banhistas.
Para evitar que os visitantes atrapalhem o descanso do lobo-marinho, especialistas recomendam manter distância do animal e não tentar tocá-lo ou oferecer comida. Apesar de boatos sobre agressividade, especialistas destacam que esses animais são pacíficos, ressaltando a importância de prevenir qualquer situação que possa estressá-los.
Essa não é a primeira vez que um lobo-marinho é avistado no Rio de Janeiro neste ano. Recentemente, um desses animais foi registrado na Praia do Arpoador. Por enquanto, Joca permanece em Ipanema, encantando os curiosos e mostrando-se tranquilo em seu merecido descanso à beira-mar.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram