Home
Notícias
Lula compara ação de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus na 2ª Guerra
Notícias

Lula compara ação de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus na 2ª Guerra

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/02/2024 14h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16061858/original/open-uri20240218-644-14yybie?1708269470
©Ricardo Stuckert / PR
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo, dia 18, que o que está ocorrendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas sim um genocídio, comparando as ações do governo israelense às do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração foi dada durante coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele.

Em sua fala, o presidente criticou fortemente a decisão dos países ricos em parar de fornecer contribuições para a questão humanitária dos palestinos. Ao menos dez países suspenderam seus aportes à agência, depois de denúncias do governo israelense de que integrantes da ONU teriam participado dos ataques terroristas do Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro. Ele questionou: "Qual é o tamanho da consciência política dessa gente? Qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio?"

Diante da comparação, o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se manifestou na rede social X, antigo Twitter, dizendo que vai convocar o embaixador do Brasil para esclarecimentose: "As palavras do presidente do são vergonhosas e graves, trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até a vitória completa e o faz ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão."

Veja no Twitter
twitter

הדברים של נשיא ברזיל מבישים וחמורים. מדובר בזילות השואה ובניסיון לפגוע בעם היהודי ובזכותה של ישראל להגן עצמה.

ההשוואה בין ישראל לשואת הנאצים ולהיטלר היא חציית קו אדום. ישראל נלחמת למען הגנתה והבטחת עתידה עד לניצחון המוחלט והיא עושה זאת תוך שמירה על הדין הבינלאומי.

החלטתי עם…

February 18, 2024

 

 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também