Lula compara ação de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus na 2ª Guerra
ICARO Media Group TITAN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo, dia 18, que o que está ocorrendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas sim um genocídio, comparando as ações do governo israelense às do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração foi dada durante coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele.
Em sua fala, o presidente criticou fortemente a decisão dos países ricos em parar de fornecer contribuições para a questão humanitária dos palestinos. Ao menos dez países suspenderam seus aportes à agência, depois de denúncias do governo israelense de que integrantes da ONU teriam participado dos ataques terroristas do Hamas contra civis israelenses no dia 7 de outubro. Ele questionou: "Qual é o tamanho da consciência política dessa gente? Qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio?"
Diante da comparação, o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se manifestou na rede social X, antigo Twitter, dizendo que vai convocar o embaixador do Brasil para esclarecimentose: "As palavras do presidente do são vergonhosas e graves, trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até a vitória completa e o faz ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão."