Home
Notícias
Ministério da Saúde amplia programa Farmácia Popular com novos medicamentos gratuitos
Notícias

Ministério da Saúde amplia programa Farmácia Popular com novos medicamentos gratuitos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
10/07/2024 14h35
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16288542/original/open-uri20240710-60-ozuq2u?1720624365
©Joe Raedle - 2002 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A partir desta quarta-feira (10), o Ministério da Saúde incluiu novos medicamentos no programa Farmácia Popular, que oferece remédios gratuitos para a população. A decisão visa atender cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa e proporcionar uma economia de até R$ 400 por ano para os usuários.

Com a ampliação, o Ministério da Saúde passará a oferecer gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos. Agora, o programa conta com um total de 41 itens, dos quais 39 são oferecidos de forma gratuita. Entre os remédios incluídos estão os destinados ao tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

Além dos novos medicamentos, o programa Farmácia Popular também oferece absorventes, anticoncepcionais e outros remédios indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma e osteoporose.

Para os medicamentos que não estão na lista gratuita, o Ministério da Saúde subsidia até 90% do valor de referência, deixando o cidadão responsável pelo pagamento da diferença.

A inclusão dos novos remédios no programa Farmácia Popular marca a comemoração dos 20 anos desde a sua criação, em 2004, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). O programa foi relançado em junho do ano passado, com a expansão da cesta de itens gratuitos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 70 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa Farmácia Popular ao longo de duas décadas.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também