Home
Notícias
Ministro russo usa suéter com sigla da União Soviética em cúpula nos EUA
Notícias

Ministro russo usa suéter com sigla da União Soviética em cúpula nos EUA

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
15/08/2025 18h33
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chamou a atenção ao chegar à cidade de Anchorage, no Alasca, vestindo um visual casual e inusitado para um diplomata sênior. Lavrov escolheu uma combinação de calça jeans azul-clara, jaqueta preta e um suéter branco com a inscrição "CCCP", a sigla em cirílico para "URSS", a União Soviética. O traje escolhido por Lavrov não passou despercebido e gerou interpretações e especulações sobre sua mensagem implícita.

Embora o ministro não tenha tecido comentários sobre as expectativas para a cúpula entre os líderes Donald Trump e Vladimir Putin, o suéter com a referência à União Soviética transmitiu uma mensagem clara. O simbolismo do uso da peça faz alusão à época da Guerra Fria, quando a Rússia era considerada uma grande potência, e encaixa-se em um contexto mais amplo da tentativa russa de recuperar sua antiga posição de destaque no cenário internacional.

Vladimir Putin, o presidente russo, já declarou que o colapso da União Soviética foi considerado a maior catástrofe geopolítica do século XX. A vestimenta de Lavrov com a sigla "URSS" evidencia a postura do Kremlin em tentar reviver a antiga glória do país, que se tornou um dos principais objetivos da Presidência de Putin. A escolha do suéter também foi interpretada como uma resposta simbólica aos protestos de manifestantes pró-Ucrânia em Anchorage, que clamavam por maior representatividade de Kiev nas negociações.

Figuras da mídia russa se encantaram com a escolha do traje de Lavrov, enxergando-a como uma demonstração de confiança da Rússia antes da cúpula. A mensagem implícita por trás do suéter com a sigla da ex-União Soviética projeta a imagem que a Rússia almeja e reforça a ideia de que o país está disposto a ocupar novamente um lugar de destaque no cenário global, sendo impossível de ser ignorado.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também