Nova CNI terá um comitê gestor próprio para melhorias e avaliações

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Nesta segunda-feira, 29, foi anunciada a criação do Comitê Gestor do Projeto Carteira de Identidade Nacional, responsável por sugerir melhorias tecnológicas, monitorar e avaliar resultados, além de gerenciar a base de dados da nova carteira. Comandado pela Secretaria de Direitos Digitais e com a participação de outras entidades, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Polícia Federal, o Comitê irá desempenhar atribuições operacionais importantes.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 10 milhões de pessoas já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, ela está sendo emitida em 24 estados e no Distrito Federal, abrangendo a grande maioria do território brasileiro. Apenas Amapá e Roraima ainda não estão oferecendo o documento aos seus cidadãos.
Uma das principais inovações da CIN é a utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG) em todo o país. Essa medida visa evitar a emissão de documentos com diferentes números em cada estado brasileiro. Além disso, a nova carteira é digital e acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos.
De acordo com o governo, a base de dados da Carteira de Identidade Nacional será utilizada para fins diversos, como orientar um estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou informar uma pessoa idosa sobre o seu direito de receber benefícios, como o BPC, por exemplo. A CIN também está vinculada à identidade digital do GOV.BR, conferindo aos usuários da plataforma um nível máximo de segurança.
Até o momento, o GOV.BR conta com mais de 159 milhões de usuários e disponibiliza mais de 4.300 serviços digitais. A nova Carteira de Identidade Nacional se mostra uma importante ferramenta para aprimorar a identificação dos cidadãos brasileiros, promovendo maior segurança e facilidade no acesso aos serviços públicos.


