TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Número de brasileiros detidos nos EUA aumenta desde a posse de Donald Trump
Notícias

Número de brasileiros detidos nos EUA aumenta desde a posse de Donald Trump

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/04/2025 11h11
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16513481/original/open-uri20250425-124-195tpv2?1745586377
©Reprodução / Redes sociais / Governo dos Estados Unidos
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, o número de brasileiros detidos na região da Nova Inglaterra praticamente dobrou. Dados do UOL revelam que, em 23 de janeiro de 2025, havia 85 brasileiros presos, número que atualmente subiu para 164. Com isso, quase um brasileiro por dia tem sido detido na região desde a posse de Trump. O objetivo das autoridades americanas é deportar esses imigrantes.

A região de Boston, que inclui estados como Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Maine, abriga mais de 400 mil brasileiros dos cerca de 2 milhões que vivem nos EUA. Nos últimos quatro anos, das 9,8 mil detenções de brasileiros no país, 4,7 mil ocorreram na região de Boston. O aumento das prisões tem gerado um clima de tensão na comunidade brasileira, levando trabalhadores a modificar suas rotinas e evitar sair de casa com medo de serem deportados.

Durante sua campanha eleitoral, Trump prometeu iniciar a maior deportação em massa da história dos EUA, visando atingir 10 milhões de pessoas. Embora esse número seja considerado impraticável, os dados oficiais mostram que as travessias de fronteira diminuíram, as detenções dobraram e o número de pessoas presas atingiu um índice alarmante. O órgão responsável pela aplicação das leis de imigração já realizou mais de 32 mil prisões nos primeiros 50 dias de governo de Trump.

As autoridades brasileiras confirmaram o aumento das detenções na região de Boston, com novas prisões sendo realizadas, incluindo a de um brasileiro interceptado a caminho do trabalho há duas semanas. Essa realidade tem impactado não apenas os detidos, mas também suas famílias, que muitas vezes ficam sem a principal fonte de renda. Em 2024, 1,9 mil brasileiros foram notificados de suas deportações, número que aumentou para 877 somente no primeiro mês de 2025.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também