Número de inscritos do Enem de 2024 volta a subir
ICARO Media Group TITAN
Após um período de baixa participação em 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 registrou um aumento no número de inscrições, alcançando a marca de 4,32 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 9,95% em relação ao ano anterior. Esse aumento também é significativo se comparado ao patamar mais baixo atingido em 2021.
Educadores destacam que o aumento de inscritos no Enem é visto como um indicativo da esperança dos jovens em prosseguir com seus estudos, identificando na prova uma oportunidade para dar continuidade à formação acadêmica. Contudo, o aumento no interesse dos estudantes em realizar o exame esbarra na estagnação de vagas nas universidades públicas do país.
É importante ressaltar que, desde 2013, o Brasil mantém cerca de 2 milhões de matrículas nas instituições públicas de ensino superior, sem uma política efetiva de expansão da oferta de vagas. Atualmente, mais de 80% dos alunos do ensino superior estão matriculados em faculdades privadas, o que levanta preocupações sobre a desigualdade de acesso e a falta de regulação na qualidade dos cursos oferecidos.
A concentração de matrículas no setor privado torna-se ainda mais preocupante diante da redução de programas de bolsas federais para estas instituições nos últimos anos. Tanto o Programa Universidade para Todos (Prouni) quanto o Financiamento Estudantil (Fies), que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, apresentaram quedas significativas no número de beneficiados, dificultando o acesso dos estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .