Obras de Matisse e Portinari são roubadas na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo
ICARO Media Group TITAN

No último domingo (7), a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada na região central de São Paulo, foi palco de um assalto. Dois homens armados invadiram o local por volta das 10h15 e roubaram obras de arte valiosas. Os bandidos levaram oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, pertencentes à exposição "Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade".
Durante a ação criminosa, um dos suspeitos intimidou uma segurança da biblioteca ao mostrar sua arma e a obrigou a entregar seus equipamentos de comunicação e telefone celular. Enquanto isso, o outro criminoso retirou as oito gravuras de Matisse da parede e em seguida pegaram as demais gravuras de um mostruário de vidro. Os suspeitos fugiram pela porta principal levando as obras de arte em uma sacola de lona.
A Polícia Militar foi acionada, porém os criminosos conseguiram escapar em direção à estação Anhangabaú do Metrô. Apesar das buscas realizadas pela PM nas proximidades, os suspeitos não foram encontrados. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que as obras roubadas possuem seguro e que todo o material relacionado ao crime está sendo fornecido às autoridades policiais para auxiliar nas investigações.
A exposição na Biblioteca Municipal Mário de Andrade reunia livros raros, obras das décadas de 1940 e 1950, além de fotografias que retratam a produção moderna no país. Cauê Alves, curador-chefe do MAM, destacou que parte dos quadros roubados pode ser vista em um vídeo divulgado nas redes sociais. As obras de Matisse roubadas eram consideradas um conjunto raríssimo, com valor cultural e artístico incalculável. Os quadros de Portinari também são de grande importância, sendo raras e de difícil comercialização.
Este não é o primeiro incidente envolvendo obras de arte importantes no Brasil. Em 2007, os quadros de Portinari "O lavrador de café", que estavam em exposição no MASP, também foram alvo de criminosos. É importante ressaltar a necessidade de medidas de segurança reforçadas para proteger o patrimônio cultural do país e garantir a preservação dessas preciosas obras de arte.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
