Onda de frio intenso chega ao Brasil em abril, veja regiões afetadas

ICARO Media Group TITAN






A chegada do mês de abril traz consigo a previsão da primeira onda de frio no Brasil em 2025. De acordo com informações do Climatempo, ao menos quatro massas de ar polar estão previstas para atingir os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, resultando em recordes de menores temperaturas no ano. A expectativa é que a mudança brusca no clima seja sentida no país, com a chegada das massas de ar frio ao longo da primeira quinzena do mês.
A partir do início de abril, a primeira massa de ar polar irá influenciar levemente o Rio Grande do Sul, marcando o início da onda de frio. Já nos dias 5 a 9 de abril, está prevista a chegada da segunda massa de ar, com intensidade fraca a moderada. Nesse período, cidades como Curitiba e São Paulo podem registrar temperaturas mínimas de 14 °C e 16 °C, respectivamente. Para o intervalo de 12 a 16 de abril, a terceira massa de ar polar é esperada com intensidade moderada a forte, impactando especialmente Curitiba e São Paulo, com mínimas previstas de 13 °C e 14 °C, respectivamente. Já Vitória pode ter a menor temperatura do período, chegando a 12 °C.
O Climatempo ressalta ainda a possibilidade de ocorrência de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devido ao ar frio que se aproxima. Com a queda das temperaturas, é provável que as capitais do Sul e Sudeste, assim como Campo Grande e Cuiabá, registrem os dias mais frios do ano até o momento em 2025.
Com a chegada das massas de ar polar, a tendência é de que as temperaturas permaneçam baixas por um curto período, antes da retomada do calor. A previsão é que as massas de ar fiquem gradativamente mais frias ao longo do mês de abril, marcando uma transição para o inverno. A população deve se preparar para as mudanças climáticas e adotar medidas para se proteger do frio intenso que se aproxima.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram


