Home
Notícias
Panelaços em Porto Alegre denunciam negligência da prefeitura em relação às enchentes
Notícias

Panelaços em Porto Alegre denunciam negligência da prefeitura em relação às enchentes

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
25/05/2024 21h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16229280/original/open-uri20240525-55-1w3pp1e?1716674115
©Reprodução: X
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nos bairros do centro de Porto Alegre foram registrados panelaços na noite de sexta-feira (24). Os protestos têm como alvo o prefeito Sebastião Melo (MDB), acusado de ser responsável pelo colapso climático da capital devido à sua política de sucateamento dos órgãos ambientais e de manutenção de água e esgoto.

Nas imagens que viralizaram nas redes sociais, os manifestantes gritavam "fora Melo", exigindo a saída do prefeito. O motivo é a queda significativa dos investimentos para prevenção de enchentes durante a gestão de Melo, que chegou a zerar tais investimentos. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por exemplo, teve seu orçamento reduzido para apenas R$ 428 milhões, e o número de servidores também foi reduzido pela metade nos últimos 10 anos, contando atualmente com apenas 1.072 pessoas trabalhando no órgão.

Ex-diretores do antigo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) criticaram a prefeitura, especialmente a atual administração. Carlos Todeschini, ex-diretor do DEP entre 2001 e 2004, afirmou que o sistema de proteção não recebeu manutenção adequada, resultando em falhas durante as chuvas.

Diante disso, a União das Associações de Moradores de Porto Alegre protocolou um pedido de impeachment contra o prefeito na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (23), após quase um mês de inundações na cidade. O documento será avaliado na próxima segunda-feira (27).

O pedido de impeachment destaca a revolta dos moradores com a negligência da prefeitura no cuidado das Estações de Bombeamento e do sistema de drenagem urbana da cidade, considerando-os responsáveis pelo maior desastre ambiental e climático da história de Porto Alegre.

Os panelaços, ocorridos nesta noite, foram registrados nos bairros Cidade Baixa e Centro Histórico, áreas centrais da capital gaúcha. As imagens dos protestos circularam nas redes sociais.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também