Papa Francisco repete termo ofensivo à comunidade LGBTQ+
ICARO Media Group TITAN
O Papa Francisco utilizou novamente um termo depreciativo para se referir à comunidade LGBTQ+, durante uma reunião nessa terça-feira (11) com padres romanos. Esta não é a primeira vez que o líder religioso se expressa dessa forma, sendo que já tinha causado controvérsia no mês passado.
A mídia italiana havia atribuído ao papa o uso do termo "frociaggine", um termo que pode se traduzir como "viadagem", em uma reunião a portas fechadas com bispos italianos em 20 de maio. De acordo com fontes internacionais, Francisco repetiu a expressão durante o encontro com os padres romanos, afirmando que "há um ar de viadagem no Vaticano" e sugerindo que jovens com tendência homossexual não deveriam ser admitidos nos seminários.
Diante das críticas geradas pela notícia, o gabinete de imprensa do Vaticano se limitou a apontar para um comunicado que já havia sido emitido sobre a reunião com os padres. Nele, o papa reitera a necessidade de acolher as pessoas homossexuais na Igreja, mas também expressa a cautela em relação à admissão delas nos seminários.
O Papa Francisco já foi elogiado por suas aberturas significativas à comunidade LGBTQ+. No entanto, alguns observadores do Vaticano acreditam que esses tropeços podem prejudicar sua autoridade e levantam questionamentos sobre suas convicções.