Papa no Metrô: conheça a história da foto viralizada

ICARO Media Group TITAN






Uma foto de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, tirada em 2008 em um vagão de metrô em Buenos Aires, viralizou novamente após sua morte. O registro, capturado por Pablo Leguizamón, era arcebispo na época e foi feito de forma inesperada durante uma celebração na Praça Miserere. Leguizamón, fotógrafo freelancer na época, acompanhava a manifestação do arcebispo e ficou surpreso ao vê-lo entrar no metrô. Essa foto, que na época não despertou interesse de veículos de imprensa, se tornou icônica quando Bergoglio se tornou papa em 2013.
Na ocasião, o fotógrafo não tinha boas condições financeiras e chegou a considerar deixar a profissão. No entanto, ao ser lembrado da imagem após a eleição de Bergoglio como papa, decidiu tentar vendê-la novamente. Com o sucesso da foto, Leguizamón conseguiu vender para uma agência internacional renomada e teve a imagem publicada em grandes veículos de comunicação ao redor do mundo. Desde então, a foto já viralizou algumas vezes, mas ele lamentou que a nova onda de popularidade tenha sido devido ao falecimento de Bergoglio.
A simplicidade e humildade de Bergoglio retratadas na foto o acompanharam ao longo de sua trajetória, desde os tempos em que era arcebispo de Buenos Aires. A imagem, capturada em um momento casual no metrô da capital argentina, se tornou um símbolo da personalidade do papa Francisco, lembrando a todos que até mesmo figuras importantes podem se aproximar do cotidiano das pessoas comuns. Apesar das limitações técnicas na captura da foto, Leguizamón soube registrar um momento único que atravessaria fronteiras e se tornaria marcante na história de Bergoglio.


