Home
Notícias
Para 49%, Brasil deve retaliar tarifaço de Trump, aponta Ipsos-Ipec
Notícias

Para 49%, Brasil deve retaliar tarifaço de Trump, aponta Ipsos-Ipec

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
12/08/2025 11h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que os brasileiros estão divididos em relação à resposta que o Brasil deve tomar diante do aumento das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o levantamento do instituto Ipsos-Ipec, 49% dos eleitores brasileiros acreditam que o país deveria retaliar os EUA, aplicando tarifas altas sobre os produtos americanos, enquanto 43% discordam dessa posição.

Realizada entre os dias 1º e 5 de agosto, a pesquisa foi conduzida em 132 cidades, entrevistando 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. Os resultados mostram que a maioria dos brasileiros (75%) acredita que o aumento das tarifas teve uma motivação política, enquanto apenas 12% consideram que foi uma questão comercial.

O grupo que apoia a retaliação com tarifas de 50% sobre os produtos norte-americanos inclui eleitores de Lula (61%), moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (58%), jovens de 16 a 24 anos (55%), pessoas com ensino superior (53%), mulheres (51%), católicos (51%), e aqueles com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (50%).

Já os que se opõem a essa resposta estão concentrados entre os que votaram em Jair Bolsonaro (56%), residentes da região Sul (52%), moradores da periferia (52%) e evangélicos (50%). O levantamento também revela que, embora o governo brasileiro ainda não tenha tomado medidas de reciprocidade em relação às tarifas americanas, a população está dividida sobre a questão.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também