Pela primeira vez em sua história, Nasa antecipa retorno de tripulação devido a problema de saúde
ICARO Media Group TITAN
A NASA anunciou nesta quinta-feira (08/01) que irá antecipar o retorno de uma tripulação composta por quatro pessoas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O motivo foi um "problema de saúde grave" que afetou um dos astronautas, cujo nome não foi divulgado pela agência por questões de privacidade. No entanto, a NASA garantiu que a pessoa está em condição estável e que a ação visa priorizar a saúde dos tripulantes.
Segundo informações, não se trata de uma evacuação de emergência, mas foi necessária a decisão de trazer a tripulação de volta antecipadamente. Esta é a primeira vez na história da ISS, estabelecida desde 2000, que uma evacuação antecipada acontece. A tripulação, chamada de "Crew-11", é composta por astronautas da NASA, da agência espacial japonesa JAXA e um cosmonauta russo.
A decisão de cancelar abruptamente a caminhada espacial que ocorreria nesta quinta-feira, assim como a antecipação do retorno da tripulação, foi anunciada pelo administrador da NASA, Jared Isaacman, em coletiva de imprensa. Apesar da escassez de detalhes revelados, foi destacado que o problema de saúde não está relacionado às operações espaciais e não se trata de uma lesão. O diretor médico e de saúde da NASA, James Polk, salientou que esta é a primeira vez em mais de 65 anos de história da agência americana que uma missão é abreviada por motivo médico.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads
