Polícia prende mentor da 'Barbárie de Queimadas' após três anos foragido
ICARO Media Group TITAN
A polícia civil da Paraíba prendeu nesta terça-feira (19) Eduardo dos Santos Pereira, mentor do crime conhecido como a "Barbárie de Queimadas", ocorrido em 2012. Pereira era procurado desde novembro de 2020, quando fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa. Ele foi localizado numa casa alugada na cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
O crime ocorreu quando cinco mulheres que estavam numa festa de aniversário no município de Queimadas, na Paraíba, foram estupradas. A festa comemorava o aniversário de um irmão de Eduardo. Um grupo de homens encapuzados invadiu a casa e anunciou um roubo. Pereira e os comparsas, com os rostos cobertos, estupraram as mulheres. Duas das vítimas, Izabella Pajuçara e Michelle Domingos, foram assassinadas dias depois porque reconheceram os agressores durante o estupro.
Eduardo Pereira foi preso ainda em 2012 e condenado em 2014 a 106 anos de prisão pelos cinco estupros, pelas mortes de Izabella e Michelle e por formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma. Além de Eduardo, outros seis homens foram condenados pelo crime. Três adolescentes foram sentenciados a cumprir medidas socioeducativas.
A operação policial que culminou na prisão de Pereira foi realizada por policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), que agiram em conjunto com a agentes da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil e da Polícia Civil paraibana.