Home
Notícias
Prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário se encerra hoje (29)
Notícias

Prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário se encerra hoje (29)

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
29/11/2024 15h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16408969/original/open-uri20241129-77-h5jpul?1732893209
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com a proximidade do fim do ano, os trabalhadores brasileiros aguardam o pagamento do tão esperado 13° salário. De acordo com a legislação, em vigor desde 1962, os funcionários têm até hoje, dia 29, para receber a primeira parcela do benefício.

A gratificação pode ser paga em parcela única ou dividida em até duas vezes, sendo a segunda obrigatoriamente até o dia 20 de dezembro. Todos os trabalhadores enquadrados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que tenham atuado por 15 dias ou mais durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa têm direito ao 13° salário.

É importante ressaltar que o benefício é garantido pela Constituição não apenas a trabalhadores com carteira assinada, mas também a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores rurais, avulsos e domésticos. No caso específico dos aposentados e pensionistas, o pagamento foi antecipado para os meses de maio e junho deste ano.

Para calcular o valor do benefício, a regra é simples: para quem trabalhou na empresa por pelo menos um ano, o 13° salário é integral. Para períodos menores, o pagamento é proporcional aos meses trabalhados. A cada mês trabalhado por mais de 15 dias, o trabalhador tem direito a 1/12 do salário total de dezembro.

Caso a empresa não cumpra com o pagamento do 13° salário dentro do prazo estipulado, os trabalhadores têm o respaldo legal para recorrer ao Ministério Público do Trabalho. No entanto, é aconselhável buscar primeiro resolução diretamente com a empresa.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também