TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Presidente Lula lança programa nacional de cadastro de animais de estimação
Notícias

Presidente Lula lança programa nacional de cadastro de animais de estimação

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
17/04/2025 13h26
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16508375/original/open-uri20250417-74-i5ldoc?1744897598
©Reprodução / sinpatinhas.mma.gov.br
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia nesta quinta-feira (17) o lançamento do programa Sinpatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos) no Palácio do Planalto. Esta ferramenta gratuita permitirá que cães e gatos sejam registrados em um banco de dados nacional, gerando um RG Animal único e intransferível, para acompanhar o pet por toda sua vida.

Tela de início do Sinpatinhas (Reprodução / sinpatinhas.mma.gov.br)

Com o cadastro, os tutores terão a possibilidade de localizar seus animais de estimação em caso de desaparecimento, além de receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região. Isso deve facilitar o acesso aos serviços de cuidado e bem-estar animal, fortalecendo a proteção e a saúde dos pets em todo o país.

No ano passado, o Senado aprovou o projeto que permitiu a criação do cadastro nacional de animais domésticos. A iniciativa também estabelece a criação de um banco de dados contendo informações tanto dos tutores quanto dos animais, podendo auxiliar em decisões futuras, principalmente em questões sanitárias, como a realização de campanhas de vacinação em larga escala.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também