TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Presidente Lula venceria qualquer adversário em 2026, indica pesquisa Datafolha
Notícias

Presidente Lula venceria qualquer adversário em 2026, indica pesquisa Datafolha

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
05/04/2025 19h05
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16500981/original/open-uri20250405-72-5cmp32?1743880787
©Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (5), o presidente Lula, do PT, estaria à frente de todos os nomes apoiados por Jair Bolsonaro, do PL, se as eleições de 2026 fossem realizadas atualmente. Mesmo se Bolsonaro recuperasse seus direitos políticos e entrasse na disputa, ele também seria derrotado pelo petista, conforme indicam os dados do levantamento.

O estudo, que ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios, mostra que, em um cenário de primeiro turno contra Bolsonaro, Lula alcança 36% das intenções de voto, enquanto o atual presidente fica com 30%. Mesmo considerando a possibilidade de Bolsonaro não concorrer e outros nomes da direita serem apresentados, como Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes, Pablo Marçal, entre outros, o ex-presidente lidera com uma margem significativa.

Em diversos cenários testados, Lula se destaca em quase todos os segmentos de faixa etária, renda e escolaridade, e sua liderança se mantém consistente. Mesmo entre os eleitores que avaliam negativamente o mandato do petista, a preferência por outros candidatos da oposição é maior do que sua própria reeleição, destacando-se nomes como Tarcísio de Freitas.

Especula-se que, caso Bolsonaro se mantenha inelegível, o ex-presidente poderia apoiar um familiar para concorrer, como Eduardo Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro, mantendo Tarcísio no Governo de São Paulo. No entanto, os cenários projetados indicam que a ausência de Bolsonaro teria um impacto significativo nas intenções de voto, com outros candidatos da direita ficando em um bloco entre 10% e 3%.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também