Presidente Lula venceria qualquer adversário em 2026, indica pesquisa Datafolha

ICARO Media Group TITAN






De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (5), o presidente Lula, do PT, estaria à frente de todos os nomes apoiados por Jair Bolsonaro, do PL, se as eleições de 2026 fossem realizadas atualmente. Mesmo se Bolsonaro recuperasse seus direitos políticos e entrasse na disputa, ele também seria derrotado pelo petista, conforme indicam os dados do levantamento.
O estudo, que ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios, mostra que, em um cenário de primeiro turno contra Bolsonaro, Lula alcança 36% das intenções de voto, enquanto o atual presidente fica com 30%. Mesmo considerando a possibilidade de Bolsonaro não concorrer e outros nomes da direita serem apresentados, como Tarcísio de Freitas, Ciro Gomes, Pablo Marçal, entre outros, o ex-presidente lidera com uma margem significativa.
Em diversos cenários testados, Lula se destaca em quase todos os segmentos de faixa etária, renda e escolaridade, e sua liderança se mantém consistente. Mesmo entre os eleitores que avaliam negativamente o mandato do petista, a preferência por outros candidatos da oposição é maior do que sua própria reeleição, destacando-se nomes como Tarcísio de Freitas.
Especula-se que, caso Bolsonaro se mantenha inelegível, o ex-presidente poderia apoiar um familiar para concorrer, como Eduardo Bolsonaro ou Michelle Bolsonaro, mantendo Tarcísio no Governo de São Paulo. No entanto, os cenários projetados indicam que a ausência de Bolsonaro teria um impacto significativo nas intenções de voto, com outros candidatos da direita ficando em um bloco entre 10% e 3%.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .


