Home
Notícias
Proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil será discutida na Câmara dos Deputados
Notícias

Proposta de redução da jornada de trabalho no Brasil será discutida na Câmara dos Deputados

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/11/2024 10h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16395486/original/GettyImages-1220624223?1731324571
©(Photo by Andre Coelho/Getty Images)
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) está propondo uma mudança significativa na legislação trabalhista brasileira. Além de acabar com o tradicional esquema de trabalho 6x1, com apenas um dia de folga por semana, a parlamentar deseja implantar um modelo de quatro dias de trabalho a fim de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que precisa do apoio de pelo menos 171 parlamentares devido a ser uma mudança na Constituição, já conta com mais de 100 endossos.

Com a intenção de iniciar um debate sobre a jornada de trabalho no país, a proposta inicial de Hilton é reduzir o limite de horas semanais trabalhadas no Brasil. A deputada argumenta que a redução da carga horária - de 44 para 36 horas semanais - sem diminuição salarial é fundamental para preservar o poder de compra dos trabalhadores e impulsionar a economia como um todo.

A proposta da deputada também destaca os benefícios que a redução da jornada de trabalho pode trazer tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Resultados de programas pilotos, como o realizado no Reino Unido, mostraram que a transição para uma jornada de 4 dias resultou em menos estresse para os funcionários, redução de sintomas de burnout e até mesmo um pequeno aumento na receita das empresas.

De acordo com a deputada, o movimento em direção a modelos de trabalho mais flexíveis reflete a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares. A iniciativa ganhou força nas redes sociais e desperta interesse de diversos setores da sociedade.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também