Home
Notícias
Quais são os principais problemas dermatológicos identificados em cães?
Notícias

Quais são os principais problemas dermatológicos identificados em cães?

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/08/2024 21h53
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16321583/original/open-uri20240814-73-hf24c2?1723673512
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A dermatite canina é um problema comum na pele dos cães, caracterizado por vermelhidão, descamação e ferimentos. De acordo com veterinários, os principais problemas dermatológicos identificados em animais são: dermatite atópica canina, dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE), dermatite por infecção bacteriana secundária (piodermites) e dermatite acral por lambidura.

Essas condições podem estar relacionadas à alimentação desequilibrada ou à ansiedade dos animais. Portanto, é recomendado evitar oferecer alimentos extras além da ração e optar por dietas naturais balanceadas. Além disso, manter rotinas regulares de exercícios para gastar energia pode ajudar a prevenir comportamentos compulsivos.  Já a hipersensibilidade alimentar é causada por alergias alimentares a determinados grupos de alimentos, podendo provocar coceiras, edemas faciais e pálpebras, entre outros distúrbios gastrointestinais.

Uma das causas comuns de dermatites em cães é a ansiedade relacionada às mudanças na rotina, o que pode levar ao excesso de lambida, resultando em lesões na região dorsal das patas do animal. Outras formas de dermatites podem ser prevenidas com cuidados adequados.

Para evitar a dermatite alérgica à picada de pulgas, é essencial manter atualizados os tratamentos antipulgas. O médico veterinário será o profissional indicado para prescrever o medicamento mais adequado para o animal. 

Especialistas destacam a importância do tratamento das alergias em cães. A suspensão do oferecimento de determinados grupos de alimentos e o uso de ração adequada podem contribuir para o alívio dos sintomas. Quando a dermatite atópica se torna uma patologia crônica com origem alérgica, o tratamento consiste em controlar os sintomas, evitar o contato com o alérgeno desconhecido ou conhecido e manter o controle da doença.

É fundamental buscar o acompanhamento profissional de um médico veterinário para diagnosticar e tratar adequadamente as dermatites em cães, garantindo o bem-estar e a saúde dos animais.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também