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Relatório técnico revela problemas com o sistema de degelo do avião que caiu em Vinhedo
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Relatório técnico revela problemas com o sistema de degelo do avião que caiu em Vinhedo

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15/08/2024 12h45
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©Secretaria de Segurança de São Paulo/Divulgação
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Um relatório técnico revelou que o avião da Voepass, que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, apresentou problemas com o sistema de degelo em pelo menos seis ocasiões durante o ano de 2023. O documento, obtido pelo jornal O Globo, também indica que especialistas suspeitam que essas falhas possam ter contribuído para o trágico acidente, que resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com os relatos, inspeções técnicas realizadas nos aeroportos de Ribeirão Preto, Porto Alegre e Congonhas, entre julho de 2022 e julho de 2023, revelaram problemas com o sistema antigelo do avião. Em um relatório datado de 13 de julho de 2023, foi identificada uma lista de ações pendentes de manutenção, conhecida como "Ação Corretiva Retardada" (ACR), na qual se destacava que a aeronave apresentava "restrições de gelo" e recomendava à empresa que evitasse enviar o bimotor para o Sul do país, onde as condições climáticas podem favorecer o acúmulo de gelo na aeronave.

Surpreendentemente, apesar desse alerta, no mesmo dia, o avião realizou um voo para Porto Alegre, onde os mecânicos novamente registraram o problema com o sistema de degelo. No dia seguinte, uma nova inspeção realizada no aeroporto de Congonhas constatou novamente as "restrições de gelo" e reiterou a sugestão de evitar voos para o Sul. Em 18 de julho, o avião chegou ao aeroporto de Congonhas com problemas persistentes no sistema de degelo e com o gerador elétrico inoperante, responsável por fornecer energia para itens como a bomba hidráulica, luzes de pouso e cabine, e descarga do banheiro.

Além disso, um relatório técnico adicional, datado do mesmo dia, identificou outro defeito na aeronave, relacionado ao indicador de situação horizontal, que fornece informações sobre a posição do avião em relação a pontos de navegação.

A companhia Voepass, ao ser questionada pelo jornal, afirmou ter corrigido as falhas identificadas durante o ano de 2023 e declarou que o sistema de degelo estava funcionando corretamente no dia do acidente, ocorrido na sexta-feira (9). No entanto, o relatório técnico suscita questionamentos sobre as possíveis causas do trágico evento e destaca a importância da manutenção e segurança dos sistemas de aviação.

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Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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