Rio registra sensação térmica de 48°C e baixa umidade neste domingo
ICARO Media Group TITAN
Neste domingo (12), o Rio de Janeiro enfrentou um dos dias mais quentes do ano, com sensação térmica atingindo 48°C. Milhares de cariocas aproveitaram o calor intenso nas praias da Zona Sul da cidade. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), os termômetros podem chegar aos 41°C.
O COR registrou a temperatura de 48°C às 10h15 no Jardim Botânico, localizado na Zona Sul. Já em Irajá, na Zona Norte, a temperatura ultrapassou os 40°C às 12h30. O cenário climático na cidade não apresentará grandes mudanças ao longo do dia, com a ausência de previsão de chuva. A umidade relativa do ar poderá variar entre 12% e 20% durante a tarde.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a umidade deve ficar entre 30% e 60%, para evitar o aumento dos riscos de doenças respiratórias. Diante da umidade extremamente baixa, a OMS recomenda que as pessoas intensifiquem a hidratação e consumam alimentos naturais, como legumes, verduras e leite.
Na segunda-feira (13), a atuação de um sistema de alta pressão manterá o tempo estável sobre o Rio de Janeiro. Segundo o COR, não há previsão de chuva e os termômetros podem chegar aos 40°C. Já entre terça-feira (14) e quinta-feira (16), áreas de instabilidade potencializadas pelo calor poderão influenciar o clima. Há previsão de pancadas rápidas de chuva durante as tardes e noites. Estima-se que a chuva possa ultrapassar os 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade em ambos os dias.
De acordo com o COR, os níveis de intensidade da chuva podem ser classificados como fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Para volumes até 0,5 mm/h, considera-se chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h, chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h, chuva forte; e acima de 50 mm/h, chuva muito forte.