Home
Notícias
Rússia ataca Ucrânia com seu míssil mais avançado pela primeira vez
Notícias

Rússia ataca Ucrânia com seu míssil mais avançado pela primeira vez

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/01/2026 10h34
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16671048/original/open-uri20260109-104-hr0xz6?1767955090
©Reprodução/X
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

O exército russo lançou um ataque massivo noturno contra instalações de energia e fábricas de drones na Ucrânia, afirmando ter disparado o míssil hipersônico Oreshnik contra um alvo no país. O Ministério da Defesa da Rússia alegou que a ação foi uma resposta a uma tentativa de ataque com drone ucraniano contra a residência do presidente Vladimir Putin, no final de dezembro. Kiev, por sua vez, classificou como "mentira" a alegação de que teria tentado atacar a residência do presidente russo.

Autoridades do governo ucraniano reportaram que ao menos quatro pessoas morreram e 19 ficaram feridas em consequência dos ataques. O exército russo afirmou que a ofensiva foi uma retaliação à tentativa de ataque à residência de Putin no final de 2025, visando a infraestrutura energética ucraniana que sustenta o complexo militar-industrial e as fábricas de drones do país.

A Rússia lançou o míssil supersônico Oreshnik contra a capital da Ucrânia, Kiev, segundo comunicado oficial. Embora capazes de transportar ogivas nucleares, os mísseis utilizados no ataque não estavam equipados com essa carga. Relatos indicam que a força aérea ucraniana afirmou que a Rússia lançou 36 mísseis e 242 drones no território ucraniano durante o ataque.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou envolvimento na suposta tentativa de ataque à residência de Putin. O sistema de mísseis Oreshnik foi ativado após a acusação de ataque, de acordo com o Ministério da Defesa Russo. Moscou havia utilizado o míssil Oreshnik pela primeira vez em uma fábrica militar na Ucrânia, em novembro de 2024, sem causar danos significativos.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também