Home
Notícias
Saiba mais sobre Ismail Kadaré, autor de "Abril Despedaçado", que morreu aos 88 anos
Notícias

Saiba mais sobre Ismail Kadaré, autor de "Abril Despedaçado", que morreu aos 88 anos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
02/07/2024 15h43
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16279477/original/open-uri20240702-106-vqooxa?1719938122
©Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O renomado escritor albanês Ismail Kadaré, autor do romance "Abril despedaçado", adaptado para o cinema pelo diretor Walter Salles, faleceu nesta segunda-feira (01/07), aos 88 anos, vítima de um ataque cardíaco, segundo informações do hospital de Tirana, capital da Albânia. O filme homônimo, estrelado por Rodrigo Santoro, projetou a carreira do ator internacionalmente.

Foto: Divulgação

Kadaré foi um importante nome da literatura albanesa, utilizando suas obras como uma janela de liberdade contra a tirania do regime comunista de Enver Hoxha, considerado um dos piores ditadores do século XX. Com uma obra monumental que abrange desde o grotesco ao épico, o autor explorou os mitos e a história do seu país para examinar os mecanismos do totalitarismo.

Sua obra, que foi traduzida para mais de 40 idiomas, tornou-se um testemunho literário de sua dissidência e desilusão com o regime comunista albanês. Após a ruptura com o regime, em 1990, Kadaré deixou a Albânia e recebeu asilo político na França, onde continuou a escrever e a destacar-se como um dos maiores escritores dos Bálcãs.

Nascido em 28 de janeiro de 1936 em Gjirokaster, no sul do país, Kadaré estudou em Tirana e na Rússia, no Instituto Gorky, em Moscou. Seus romances, como "O general do exército morto" (1965), "Os tambores da chuva" (1970) e "A ponte dos três arcos" (1978), abordaram temas como a ocupação otomana e italiana, além de tradições e lendas albanesas.

Além de escritor de romances, Kadaré também foi autor de poemas e ensaios, incluindo um sobre a tragédia grega. Sua contribuição para a literatura albanesa e mundial foi amplamente reconhecida, sendo eleito membro estrangeiro associado da Academia de Ciências Morais e Políticas da França em 1996. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, entre eles o Príncipe das Astúrias em 2009 e o prêmio Jerusalém em 2015.

Com a partida de Ismail Kadaré, a Albânia perde um de seus mais proeminentes escritores, cuja obra transcendeu fronteiras e deixou um importante legado para a literatura mundial. Sua coragem em utilizar a literatura como um instrumento contra a opressão e a ditadura sempre será lembrada.

Veja abaixo o trailer do filme "Abril Despedaçado":

Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook , X , WhatsApp e Telegram

 
Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também