Home
Notícias
Senador Marcos do Val recebe tornozeleira eletrônica ao desembarcar no Brasil
Notícias

Senador Marcos do Val recebe tornozeleira eletrônica ao desembarcar no Brasil

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
04/08/2025 11h27
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A medida foi tomada após o senador voltar de uma viagem aos Estados Unidos sem autorização do STF e descumprir medidas cautelares anteriormente impostas. Do Val foi abordado pela Polícia Federal no aeroporto de Brasília logo após sua chegada ao país, onde teve seu passaporte diplomático apreendido em uma operação anterior, mas conseguiu viajar com outro documento.

Em agosto do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão dos passaportes de Do Val, bem como o bloqueio de R$ 50 milhões de sua conta, no âmbito de um inquérito que investiga ofensas e ataques contra a Polícia Federal. As diligências ainda estão em andamento e a decisão de monitorar o senador com tornozeleira eletrônica veio após a constatação do descumprimento das cautelares anteriores pelo parlamentar. Do Val tentou viajar aos Estados Unidos mesmo com a proibição do ministro e acabou sendo alvo de novas medidas.

Em nota oficial à época, o senador afirmou que viajou com toda a documentação regular e que comunicou previamente sua saída do país ao STF, Ministério das Relações Exteriores e ao Senado Federal. Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes considerou que não havia motivo para revogar as medidas cautelares, uma vez que a investigação contra Do Val ainda está em curso. A PF cumpriu mandados em endereços do senador em Vitória com o objetivo de apreender o passaporte diplomático, que não foi retido na ocasião.

A operação da Polícia Federal para monitorar Marcos do Val com tornozeleira eletrônica foi realizada no momento de seu desembarque em Brasília, após retornar de sua viagem aos Estados Unidos. A ação foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, devido ao descumprimento das medidas cautelares anteriores pelo senador. Do Val, que é investigado por tentar anular as eleições presidenciais de 2022 e por ofensas a investigadores da PF, havia conseguido viajar ao exterior mesmo com a apreensão de seus passaportes anteriormente.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também