Sobe para 155 o número de mortos após chuvas na Espanha
ICARO Media Group TITAN
Na última terça-feira (29), a província de Valência, localizada no leste da Espanha, foi atingida por enchentes repentinas, provocando um dos piores desastres na história do país. Até a manhã desta quinta-feira (31), as autoridades locais confirmaram 155 mortes decorrentes das fortes chuvas que causaram grande devastação em toda a região.
Segundo o ministro dos Transportes e da Mobilidade espanhol, corpos ainda se encontram presos dentro de carros atingidos pelas enchentes e deslizamentos. Cerca de 80 km de rodovias no leste do país encontram-se seriamente danificadas ou bloqueadas, muitas delas com carros abandonados. O rastro de destruição inclui carros arrastados pelas águas, ruas transformadas em rios, veículos destruídos empilhados, fios de energia caídos e móveis domésticos soterrados em lama.
Além das vítimas na província de Valência, outras três pessoas perderam a vida em municípios vizinhos, somando assim um total de 155 óbitos confirmados, até o momento.
O governo regional está sendo criticado por não ter enviado alertas de enchente para os celulares das pessoas antes do início das inundações. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez decretou luto oficial de três dias no país. Ele pediu à população para permanecer em casa e seguir as orientações dos serviços de emergência.
Apesar da calamidade inicial, as autoridades continuam os esforços de resgate, contando com mais de mil soldados das unidades de resgate de emergência da Espanha, que se uniram aos trabalhadores locais na busca por corpos e sobreviventes, resultando em 22 corpos recuperados e 110 pessoas resgatadas até o momento.