Sucuri grávida é atropelada e cerca de 40 filhotes morrem com a mãe no Mato Grosso
ICARO Media Group TITAN
Uma sucuri-verde, que estava grávida, foi atropelada e ejetou cerca de 40 filhotes da barriga em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na rodovia MT-338, na segunda-feira (6). O animal, que tinha aproximadamente 5 metros de comprimento, foi esmagado ao ser atropelado, assim como os filhotes. De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, a sucuri estava no fim da gestação e prestes a parir.
A sucuri-verde, nativa de regiões tropicais da América do Sul, é considerada uma das maiores cobras do mundo, podendo atingir até 8 metros de comprimento e pesar até 100 kg. Apesar do seu tamanho, essa espécie não é venenosa e utiliza sua força para sobreviver e se alimentar. Suas gestações duram de seis a sete meses e podem resultar em 20 a 40 filhotes. Por ser ovovípara, os filhotes se desenvolvem em ovos dentro do corpo da mãe.
Segundo o biólogo, apenas 5% dos filhotes de sucuri sobrevivem até a idade adulta. Muitos nascem mortos ou se tornam presas de outros animais.
A trágica situação do atropelamento da sucuri grávida chama a atenção para a importância da preservação dessas espécies e do respeito pela vida selvagem, especialmente em regiões onde estradas cortam seu habitat natural. A fatalidade do acidente serve como alerta para a conscientização da população sobre a necessidade de proteger a fauna local.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram