Home
Notícias
Teste de jornada de trabalho de quatro dias por semana tem inscrições abertas
Notícias

Teste de jornada de trabalho de quatro dias por semana tem inscrições abertas

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
16/08/2024 14h42
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16323382/original/open-uri20240816-59-qw7y2k?1723823338
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A organização sem fins lucrativos 4 Day Week e a empresa Reconnect Happiness at Work, especializada em desenvolvimento de felicidade corporativa, irão conduzir a segunda edição do experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias no Brasil. O piloto ocorrerá entre janeiro e junho do próximo ano e tem como objetivo buscar uma nova abordagem para a organização do trabalho.

A Reconnect Happiness at Work oferecerá informações sobre o programa nos meses de agosto e setembro de 2024 para empresas interessadas em participar. O processo de inscrição é simples, basta preencher um formulário disponível no site da organização . Não há requisitos mínimos para participar. Após o encerramento das inscrições, as empresas selecionadas iniciarão sessões de treinamento e integração com equipes de suporte da ONG nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Entre janeiro e junho de 2025, o modelo conhecido como 100-80-100 será implementado. Nesse modelo, os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando 80% do tempo, porém mantendo 100% da produtividade. Dessa forma, busca-se conciliar a redução da jornada de trabalho com a manutenção da eficiência e da qualidade do trabalho realizado.

Os resultados finais da primeira edição do experimento, encerrada em junho, indicaram que 84,6% das lideranças recomendam a redução da jornada de trabalho semanal. Das 21 empresas que concluíram os testes, oito decidiram manter a semana de quatro dias, enquanto sete optaram por estender o experimento para fazer ajustes, especialmente em relação a feriados. Uma empresa expressou a intenção de expandir o experimento para implementar a jornada reduzida em novos times. Já as outras três companhias optaram por adotar permanentemente o modelo da semana de quatro dias, porém realizando algumas adaptações, como manter uma semana por mês com cinco dias de trabalho.

Entre os funcionários participantes, 97,5% gostaria que o modelo fosse adotado pelas empresas. Também não foi necessário o trabalho em horas extras para compensar o dia sem trabalho, a diminuição de horas por semana teve uma redução real, de 42,8 para 36,5 horas. 

Com essa iniciativa, busca-se proporcionar uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, favorecendo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A percepção de que rotinas excessivamente pesadas podem impactar negativamente a saúde mental e a satisfação no trabalho tem impulsionado a busca por modelos alternativos de organização do trabalho, como a jornada de quatro dias por semana.

Esta segunda edição do experimento irá permitir que mais empresas brasileiras experimentem e avaliem essa nova abordagem, possibilitando uma reflexão sobre alternativas para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, bem como a eficiência no ambiente de trabalho.

Foto: Image by freepik ">Freepik 

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp  e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também