Triatlo cancela treino de natação pelo segundo dia por má qualidade da água no Sena
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4447/thumb/Logo_quadrado.png)
ICARO Media Group TITAN
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Os organizadores dos Jogos de Paris 2024 afirmaram na segunda-feira que estão "confiantes" de que os triatletas poderão nadar no Rio Sena quando a competição começar na terça-feira. No entanto, preocupações com a qualidade da água no Rio Sena levaram os oficiais a cancelar a parte de natação de uma sessão de treino de triatlo olímpico pelo segundo dia consecutivo nesta segunda-feira.
A entidade reguladora do esporte, a World Triathlon, juntamente com sua equipe médica e autoridades da cidade, estão confiando no clima ensolarado e nas temperaturas mais altas para reduzir os níveis de E. coli e outras bactérias abaixo dos limites necessários para realizar a parte de natação da corrida, que também inclui ciclismo e corrida.
A World Triathlon tomou a decisão de cancelar o treino de natação na segunda-feira após uma reunião sobre a qualidade da água no Sena, que está intimamente ligada ao clima. As chuvas torrenciais prejudicaram a cerimônia de abertura de sexta-feira e as chuvas continuaram no sábado, forçando o adiamento de algumas partidas de tênis e da competição de skate.
Representantes de Paris 2024 e da federação internacional de triatlo afirmaram que testes realizados no Sena no domingo mostraram níveis de qualidade da água que "não forneceram garantias suficientes para permitir a realização do evento".
A ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, disse à CNEWS na segunda-feira que os oficiais estão "absolutamente serenos quanto a tudo isso". Os planos implementados para controlar os níveis de bactérias no rio foram eficazes, mas o clima está além de seu controle.
As preocupações recentes com a qualidade da água foram atribuídas às chuvas, mas acredita-se que as condições irão melhorar. Doenças de origem hídrica podem indicar contaminação por esgoto.
Os organizadores afirmam que o plano de contingência é adiar os eventos e, se os níveis elevados de bactérias persistirem, a natação será abandonada e os atletas competirão em um duatlo.
Nadar no Sena foi proibido há mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram 1,4 bilhão de euros para preparar o rio antes dos Jogos. Além da parte de natação do triatlo masculino na terça-feira, o triatlo feminino na quarta-feira e a prova de revezamento misto do triatlo na segunda-feira, espera-se que o Sena seja utilizado para as competições de maratona aquática em 8 e 9 de agosto.
Os testes diários de qualidade da água indicaram níveis inseguros de E. coli no início de junho, seguidos de melhorias recentes. Algumas medidas foram adotadas para melhorar a qualidade da água, incluindo a construção de uma bacia gigante para capturar água da chuva em excesso e manter o esgoto longe do rio, a renovação da infraestrutura de esgoto e a atualização das estações de tratamento de águas residuais.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)