Ultraleve cai no mar em Copacabana
ICARO Media Group TITAN
Um ultraleve caiu no mar da orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, neste sábado (27), mobilizando uma ampla operação de resgate e investigação. A ocorrência foi registrada na altura do posto 3 da praia, em um dia de tempo ensolarado e grande movimentação de banhistas na região.
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foi acionado por volta das 12h34. Desde então, equipes atuam nas imediações do local do acidente com mais de 30 militares, utilizando motos aquáticas, embarcações infláveis, equipe de mergulho e apoio aéreo. As ações de busca e resgate se estenderam ao longo da tarde e chamaram a atenção de quem estava na orla.
A aeronave, de matrícula PT-AGB, é um Cessna modelo 170A, com capacidade para apenas uma pessoa. Segundo informações oficiais, o ultraleve estava em situação regular de aeronavegabilidade e pertence à empresa Visual Propaganda Aérea Eireli.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, instaurou investigação para apurar as causas da queda, com o apoio de investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III). De acordo com o órgão, profissionais especializados aplicam técnicas específicas para a coleta e validação de dados, preservação de evidências e análise dos danos, a fim de identificar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.
A circulação de ultraleves com faixas publicitárias é comum ao longo da orla de Copacabana, especialmente em dias de maior movimento. O ponto da queda fica nas proximidades do hotel Copacabana Palace e do palco principal montado para as celebrações de Réveillon.
Por volta das 15h15, o Corpo de Bombeiros informou que um corpo foi localizado na área da ocorrência. A vítima será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação.
