Vendas no comércio varejista encerram 2024 com crescimento de 4,7%

ICARO Media Group TITAN






As vendas no comércio varejista no Brasil encerraram o ano de 2024 com um aumento acumulado de 4,7%, representando a maior variação desde 2012, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13).
O crescimento registrado em 2024 marca o oitavo ano consecutivo de expansão no volume de comércio no varejo, impulsionando a série do índice a alcançar novos níveis recordes sucessivos. Em outubro do ano passado, o varejo atingiu seu patamar máximo desde 2020, quando houve os impactos da pandemia da Covid-19.
Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria, além de itens de uso pessoal e doméstico. O setor farmacêutico se destacou como a única atividade a manter oito anos consecutivos de crescimento, segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
No entanto, o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria foi o único a registrar retração, sendo influenciado pelo processo de digitalização de produtos. Neste caso, o livro didático foi o item que sustentou a atividade ao longo do ano.
No comércio varejista ampliado, que abrange diferentes segmentos como veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas apresentaram queda de 1,1% em dezembro de 2024 em comparação com o mês anterior. No entanto, o segmento encerrou o ano com um crescimento de 4,1%, o maior desde 2021. O destaque de crescimento de vendas em 2024 foi o setor de veículos e motos, partes e peças.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .


