Erupção de vulcão na Indonésia deixa 9 mortos e esvazia aldeias próximas
ICARO Media Group
Jacarta, 4 nov (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram devido a uma série de erupções do vulcão Lewotobi Laki-Laki, na parte oriental da ilha de Flores, no leste da Indonésia, segundo informaram nesta segunda-feira as equipes de emergência.
A Agência Regional de Gestão de Desastres (BPBD, na sigla em indonésio), que anteriormente havia reportado dez mortos, corrigiu a cifra no seu último boletim e identificou nove vítimas mortais, incluindo cinco homens e quatro mulheres, enquanto há mais de 1.400 pessoas evacuadas.
Em um primeiro relatório, a agência especificou que nove dos falecidos eram residentes da aldeia de Klantanlo, perto do vulcão.
A primeira erupção ocorreu minutos antes da meia-noite de domingo e durou cerca de 25 minutos, segundo relatou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) em comunicado.
Como resultado da erupção, que foi seguida por outras duas, as autoridades elevaram para o nível 4 (o máximo) o estado de alerta na área, onde as árvores e cinzas caídas dificultam o acesso.
As autoridades estabeleceram um raio de exclusão de cerca de sete quilômetros ao redor do vulcão, que tem 1.584 metros de altura, e alertaram para o risco de ocorrência de inundações na área devido às chuvas registradas em torno do vulcão.
Sete cidades, com uma população combinada superior a 10.000 habitantes, estão dentro desta zona de exclusão, segundo dados oficiais.
“A comunidade deve manter a calma e seguir as instruções das autoridades locais”, frisou a agência ao pedir à população que use máscaras faciais devido ao perigo.
Nos vídeos disponibilizados pela BPBD, é possível ver um grupo de pessoas subindo em caminhões para serem evacuadas dos municípios mais próximos, embora até o momento não tenha sido especificado quantas pessoas tiveram que deixar suas casas.
Além disso, um manto de cinzas cobre várias aldeias, onde é possível observar danos em vários edifícios, alguns dos quais foram queimados.
A Indonésia abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 permanecem ativos e 65 são classificados como perigosos.
Em dezembro de 2023, o arquipélago viveu a trágica erupção do vulcão Merapi, na ilha de Sumatra, que causou a morte de 23 pessoas.
Em maio, outra erupção do Merapi deixou 60 mortos depois que fortes chuvas levaram material vulcânico para áreas residenciais.
A Indonésia fica dentro do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7.000 terremotos por ano, a maioria deles de pequena magnitude. EFE
sh-nc/rsd