Caravana Donner: o caso de canibalismo em massa pela sobrevivência
Mega Curioso
Há diferentes tipos de canibalismo , como o ritualístico, o sacrificial ou o de sobrevivência. O caso conhecido como “o canibalismo da caravana Donner” se encaixa nessa última situação. Tudo aconteceu entre 1846 e 1847, quando dezenas de imigrantes ficaram isolados pela neve enquanto se dirigiam para a Califórnia.
Lago Donner. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)
O grande erro
A caravana Donner consistia em uma expedição que partiu de Illinois com destino à Califórnia. Os irmãos Donner e outros líderes da viagem decidiram seguir a trilha indicada por Lansford Hastings, ex-major dos confederados, tido como um excelente viajante. Porém, ouvir o ex-militar foi um erro fatal. Mais tarde descobriram que Hastings era um guia inescrupuloso e que nem conhecia direito o caminho que havia indicado.
Parte da paisagem onde a caravana ficou isolada. O toco das árvores mostra a que altura chegou a neve. (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)
A caravana contava com 87 pessoas, metade delas jovens que ainda nem tinham completado 18 anos. Também havia mulheres, crianças e até gestantes. Desse número, 41 pessoas morreram. Entretanto, é bem provável que nenhum sobrevivente restasse para contar a história se alguns indivíduos não tivessem ultrapassado o maior limite de todos: praticar o canibalismo .
Na época, a caravana saiu do Missouri seguindo a rota do Oregon, que já era conhecida e exigia algo entre quatro e seis meses de deslocamento. Para encurtar a viagem, escolheram a rota de Hastings, que fugia dos caminhos conhecidos e passava por Utah. Não demorou muito para que a desolação e as dificuldades encontradas no trajeto levassem à perda de carroças e de animais.
Mudança de rota foi fatal para a caravana Donner.
A caravana de migrantes conseguiu chegar a Serra Nevada nos primeiros dias de novembro. Contudo, foram atingidos por uma nevasca que caiu antes do tempo na parte mais alta das montanhas. Daí em diante o desespero seria constante, afinal, sem comida e sem ter como pedir ajuda a saída era preparar e comer a carne dos companheiros mortos.
Uma equipe de resgate baseada na Califórnia até tentou chegar ao local antes do fim de 1846, mas o primeiro contato só foi possível no mês de fevereiro de 1847.
Os irmãos Jacob e George Donner morreram. Já as famílias Breen e Reed, que também lideravam a caravana, conseguiram chegar ao destino. Entre os sobreviventes, nenhum tinha mais de 49 anos.
James Reed. (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)