Home
Notícias
Com que frequência devemos limpar os ouvidos?
Notícias

Com que frequência devemos limpar os ouvidos?

publisherLogo
Mega Curioso
11/06/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15047250/original/open-uri20220611-22-18enwlv?1654970637
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Sempre que sentimos um incômodo em nossos ouvidos por conta de sujeira, é comum pegarmos um cotonete ou qualquer outro objeto que caiba no buraquinho da orelha para tentar limpar e remover a cera.

E é aí que fica a pergunta: será que essa é a maneira correta de limpar os ouvidos? Confira a seguir o que você deve ou não fazer sobre esse assunto.

Afinal, para que serve a cera do ouvido?

Quando falamos em sujeira no ouvido, a primeira associação que muitos fazem é com a cera. Porém, ela não é necessariamente uma sujeira. Pelo contrário.

Alguns especialistas dizem que a cera de ouvido, diferente do que muitos imaginam, pode ter uma função de lubrificação e proteção no organismo humano. Graças a ela, nosso corpo impede que objetos pequenos e impurezas acabem entrando no ouvido, além de dificultar a passagem de água.

Usar um cotonete para limpar a cera só pode piorar a situação para o seu ouvido. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Usar um cotonete para limpar a cera só pode piorar a situação para o seu ouvido. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outro detalhe importante referente à cera é que ela pode eliminar bactérias, tendo em vista o fato de conter um PH mais ácido e tóxico contra esses organismos. Além disso, ela lubrifica o canal auditivo e evita ressecamento, e quando produzida em excesso o próprio canal auditivo se encarrega de empurrá-la para fora.

Prevenção e limpeza

Como mencionamos acima, o próprio corpo é capaz de eliminar o acúmulo de cera, sem a necessidade de usar cotonete (sendo útil apenas para limpeza externa da orelha). Porém, se você tem uma alteração no canal auditivo é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é visitar o otorrinolaringologista para análise do seu ouvido. Se a produção de cera é excessiva, ele vai indicar uma limpeza regular a cada seis meses para evitar qualquer problema.

Vale mencionar também que alguns sintomas podem indicar medidas mais frequentes nessa limpeza. Caso perceba que está perdendo audição, sinta seu ouvido entupido ou até mesmo apresente sintomas de tontura, isso em alguns casos pode ter relação com produção excessiva de cera.

Por fim, nunca tente lavar seus ouvidos em casa. Realize esse procedimento apenas com o especialista, pois caso faça de maneira errada pode provocar alguma infecção ou até mesmo perfurar o seu tímpano.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também