Como é uma redação nota 1000 no Enem?
Mega Curioso
Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os estudantes devem estar atentos para alguns pontos críticos que determinam um bom desempenho na prova , principalmente na redação.
Para que um aluno consiga alcançar a tão sonhada nota 1000 em seu texto, é preciso saber quais serão os principais critérios observados pelos avaliadores e como segui-los corretamente. Por isso, nós criamos um artigo para te lembrar a respeito do que deve e o que não deve aparecer na sua redação !
Introdução
(Fonte: Shutterstock)
Assim como em qualquer texto, a introdução é um dos aspectos fundamentais para despertar a atenção do leitor. Mas o que deve aparecer nesses primeiros parágrafos? Nesta parte, lembre-se de apresentar a sua visão sobre o tema proposto e também sobre os textos motivadores.
É importante que o aluno apresente um posicionamento a respeito do tema, desde que tudo seja feito de maneira breve, objetiva e bem contextualizada. Uma boa introdução costuma unir o tema de debate com a visão de mundo do candidato.
Argumentação
(Fonte: Shutterstock)
Após a sua introdução, você terá mais alguns parágrafos para defender o seu ponto de vista em relação ao tema proposto. O corpo do texto funciona como o coração para qualquer dissertação e deve ser levado com muita seriedade, uma vez que seus argumentos só serão levados a sério se tiverem embasados em dados e análises que sustentem a sua opinião.
Esse também é o momento para o aluno apresentar o seu repertório sociocultural a respeito de determinado assunto, trazendo consigo informações que provavelmente não estão embutidas nos textos de apoio. Por isso, é importante que o estudante esteja antenado nos acontecimentos recentes ao redor do mundo para poder defender sua tese com maior propriedade.
Textos motivadores
(Fonte: Shutterstock)
Os textos motivadores estão presentes no Enem para servirem como norteadores para a sua redação. Por isso, não é preciso ter medo de usá-los ao seu favor. Apesar de muitos alunos acharem ser considerado plágio aproveitar dados dos textos de apoio, isso não é um problema se for devidamente creditado.
Porém, vale ressaltar que qualquer apropriação de análise como se fosse uma opinião própria acabará resultando na anulação da prova.
Conclusão
(Fonte: Shutterstock)
Caso você tenha utilizado as dicas apontadas até aqui e não fugido do tema da redação ao longo dos parágrafos, você precisará de uma boa proposta de intervenção para finalizar o seu texto com chave de ouro. E o que isso significa? Toda redação do Enem precisa acabar reunindo todos os problemas discutidos ao longo da argumentação e apresentar uma proposta para mudar o cenário para melhor.
Ou seja, uma proposta de intervenção não significa uma solução para o assunto, mas sim uma sugestão para criar transformações. Toda conclusão precisa respeitar os direitos humanos e incluir os seguintes aspectos:
- Quem será responsável por resolver o problema;
- O que deve ser proposto para combater o dilema;
- Como a ação será colocada em prática;
- Qual o objetivo da ação;
- Apresentação de uma justificativa que resuma todos os pontos anteriores.
Ao fim desse passo a passo, o aluno terá em mãos um texto digno de nota 1000 ou de pelo menos um desempenho muito gratificante.