Home
Notícias
Exposição à sujeira aumenta nossa imunidade?
Notícias

Exposição à sujeira aumenta nossa imunidade?

publisherLogo
Mega Curioso
03/11/2021 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14755179/original/open-uri20211103-18-saai1n?1635977443
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em algum momento da sua vida, é provável que você já tenha escutado falar que "um pouco de sujeira faz bem para a saúde". Mas até que ponto essa informação é verdadeira? Desde a chegada da pandemia de covid-19, a higienização tornou-se um ponto de foco na sociedade e rumores de que a falta de limpeza pode ajudar o nosso organismo a se proteger de inflamações e doenças causaram um tanto de confusão.

Todo esse cenário é baseado em uma teoria científica chamada de "hipótese higiênica", a qual sugere que o excesso de limpeza pode causar má formação do sistema imune levando a uma ampla gama de doenças inflamatórias. Então, vamos entender mais sobre esse problema e saber quais são as opiniões dos especialistas.

Hipótese higiênica

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A crença de que lavar muito as mãos ou manter tudo sempre extremamente limpo enfraquece o seu sistema imunológico provavelmente nasceu da hipótese higiênica, cujo conceito diz que crianças expostas a mais vírus, bactérias e outros patógenos no começo da vida se tornam mais resistentes às doenças. 

Essa ideia surgiu após algumas observações científicas feitas em países em desenvolvimento, onde as crianças supostamente estariam expostas a mais patógenos e teriam apresentado menores índices de algumas doenças, como alergias e asma. Apesar dessa teoria fazer sentido, entretanto, não existem muitos dados científicos que comprovem essa transformação no sistema imunológico.

Ou seja, não existe qualquer consenso entre pesquisadores de que isso seja uma verdade absoluta. Em geral, existem também muitos outros fatores que podem afetar a saúde imunológica que não estão relacionados à higiene e, portanto, deixar de lavar as mãos não parece ser algo prudente a se fazer.

Cuidando do próprio corpo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como não sabemos ao certo o potencial de adaptação do nosso organismo aos agentes patógenos, não há motivos para abandonar a cautela em relação à limpeza. Isso significa que seus filhos devem ser mantidos dentro de casa e que você deve evitar o contato com qualquer coisa no mundo que não tenha sido lavada com abundantes doses de álcool? Absolutamente não.

O contato com a natureza e as atividades recreativas são fundamentais, sobretudo no começo da vida de uma pessoa. Mas também não podemos deixar de lavar as mãos e tomar conta do nosso corpo por acharmos que ele irá combater qualquer tipo de vírus por conta própria.

Especialmente em um período delicado como esse da pandemia de covid-19, termos um pouco de cuidado com situações externas e encontrarmos métodos eficazes para nos mantermos longe de qualquer doença é ótimo para a saúde individual e coletiva da sociedade em que vivemos.

Medidas de prevenção

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se estar em contato com a sujeira não é a única coisa que potencialmente pode elevar o nosso sistema imunológico, quais outras práticas podemos adotar em nosso dia a dia para nos sentirmos mais saudáveis. Para manter as suas defesas fortes, você pode adotar alguns desses passos:

  • Aprenda a lidar com o estresse: pessoas muito estressadas liberam maiores quantidades de cortisol. Essa substância pode gerar inflamações e diminui a capacidade de resposta do nosso organismo.
  • Alimente-se bem: dietas saudáveis com muita fibra e menos gordurosas podem deixar o seu corpo mais disposto e saudável.
  • Seja ativo: a prática regular de exercícios é essencial para manter o seu sistema imunológico em dia.
  • Durma bem: um adulto médio precisa de sete a nove horas de sono durante a noite para deixar seu organismo funcionando corretamente.
  • Fuja de substâncias nocivas: fumar e o consumo excessivo de álcool podem enfraquecer suas defesas.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também