Fica, vai ter bolo: conheça a origem do bolo de aniversário
Mega Curioso
Não tem momento bom para um bolo, porque bolo é bom a todo momento. E quem discorda disso é clubista, já diria o meme. Contudo, bolo de aniversário merece uma página à parte nessa história.
Nenhum aniversário é completo sem sua principal atração. Não é do aniversariante que estamos falando, mas de um belo e tradicional bolo de aniversário — tradicional no sentido de habitual, para ser claro. Pegue sua fatia e venha conhecer um pouco sobre a origem desse doce universal.
Um bolo endeusado
(Fonte: Shanina Conway/Fine Art America)
A invenção da celebração dos aniversários cai na conta dos antigos egípcios. Contudo, era um pouco diferente: não se celebrava a data que as pessoas vieram ao mundo, mas a data de coroação como faraó, momento entendido como seu "nascimento como um deus".
Tempos depois, os gregos da Grécia Antiga importaram a tradição, mas sentiam que faltava algo. Foi aí que alguém teve uma brilhante ideia: tornar a festa mais significativa produzindo um bolo em forma de lua para oferecer à deusa Ártemis, como tributo. As velas surgiram para reproduzir o brilho da lua.
Uma fatia do bolo de aniversário para os alemães
(Fonte: Fine Cooking)
No entanto, a tradição moderna de celebrar anos com um bolo de aniversário é atribuída aos alemães do século XVIII. Chamada de "Kinderfeste", esse evento era concebido com a preparação de um bolo para ser entregue na manhã do aniversário de crianças. Elas recebiam o doce com o número de velas (chamadas de "luz da vida") correspondente à idade completada.
Mas não pense que os alemães eram tão bonzinhos, visto que havia espaço para uma prova de resistência: o bolo só podia ser comido após o jantar, tendo que aguardar, ainda, o aniversariante fazer um desejo e soprar as velas.
Revolução Industrial também foi uma revolução nos bolos
(Fonte: Royal Collection Trust)
Bolos elaborados, cheios de camadas e decorações, eram uma realidade apenas para a elite alemã, fundamentalmente pelo alto custo dos ingredientes. O advento da Revolução Industrial impactou diretamente a panificação, tornando os ingredientes e utensílios necessários à produção dos bolos de aniversário mais acessíveis.
Esse movimento levou a uma queda drástica dos custos, dando margem para que as padarias comercializassem bolos pré-assados. Eles ainda eram muito mais simples que os bolos que vemos hoje em dia, sendo o maior destaque o uso de glacê para dar uma roupagem mais interessante ao doce. Que, por sinal, eram muito, muito doces mesmo — haja açúcar!
Os bolos modernos
(Fonte: Pexels)
Atualmente, a maior parte das culturas ocidentais comemora aniversários com bolo e velas acesas. Fazer um pedido antes de soprar as velas também faz parte do ritual, tendo que ser mantido em segredo para que se torne realidade. Agora, o que é muito diferente nesses mais de dois séculos são, principalmente, as técnicas e os ingredientes.
Além da forma, que foi deixando de ser redonda ou quadrada, o preparo de bolos ganhou a possibilidade do uso de pasta americana, chantilly, bolos sem cobertura (chamados de naked cake), recheados, com sabores anteriormente impensáveis, graças, principalmente, a criação de essências.
Outro aspecto preponderante é a criatividade. Hoje, produzir bolos de aniversário é um ramo atrativo, repleto de execuções criativas e inovadoras. Vai um pedacinho?