Fuligem em São Paulo: queimada espalha cinzas por bairros da cidade
Mega Curioso
Durante a tarde deste domingo (22), diversos relatos de queda de fuligem na cidade de São Paulo tomaram as redes sociais. Segundo informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o acontecimento é resultado de uma queimada que vem acontecendo desde o sábado (21) no Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha, que faz parte da Grande São Paulo.
Devido à proximidade e a direção do vento, as partículas de fuligem atingiram principalmente bairros da região Norte de São Paulo, mas os relatos chegam de todas as áreas da cidade. Nas fotos, é possível ver a fuligem nos quintais e até dentro das casas de moradores.
Caraca, eu vi gente comentando da fuligem no centro e de repente minha varanda foi coberta por ela ?? pic.twitter.com/UnG83lxgKC
— Thais Carrança (@tcarran) August 22, 2021
Sério, tem fuligem pelo chão do meu apartamento INTEIRO pic.twitter.com/NdEx2BH0lI
— thiago pethit (@thiagopethit) August 22, 2021
O calor do final de semana somado ao tempo seco ajudou o fogo a se espalhar pelo Parque Estadual. Até o momento desta publicação, ainda não há um cálculo do tamanho da área atingida pelo incêndio. São Paulo e região sofrem com a baixa umidade, com índices muitas vezes menores que 25% — lembrando que o ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um mínimo de 60% de umidade relativa do ar.
a quantidade de fuligem dentro do meu apartamento por conta desse incêndio em sp, socorro.... pic.twitter.com/GHmsRYdC6f
— bruna (@buparrado) August 22, 2021
Além da fuligem, o tempo aberto registrado na cidade — com temperaturas acima de 30 °C — já é afetado também pela fumaça proveniente do incêndio, como também foi relatado por diversos usuários das redes sociais.
O céu tá esquisitaço pic.twitter.com/u6wTPDcdY7
— ?????????? ?????????? - Constantine Brasileiro (@vtrsanti) August 22, 2021