Ibuprofeno: como esse medicamento age no seu organismo?
Mega Curioso
Presente em medicamentos muito vendidos nas farmácias brasileiras, o ibuprofeno é um anti-inflamatório e analgésico que reduz a formação no corpo de substâncias que causam inflamação e dor não muito intensas. As principais indicações de uso para medicamentos com este princípio ativo é no combate à febre e dores diversas.
O ibuprofeno está presente em medicamentos que são isentos de prescrição, ou seja, você pode adquiri-los em farmácias sem receita — o que não significa que deva fazer uso sem prescrição médica.
Para que serve e quando utilizar ibuprofeno
(Fonte: Unsplash)
Os remédios que contém ibuprofeno são usados para tratar transtornos menores, como febres, dores musculares, cólicas menstruais e dores de garganta, cabeça e dente.
Ele é um anti-inflamatório do tipo não esteroidal (o que significa que não deriva de hormônios), o mais intenso deles. É a razão para que médicos indiquem seu uso no combate a dores de cirurgias pequenas, como as de extração de dentes, ou mesmo no tratamento de artrite.
O ibuprofeno age em cerca de 15 a 30 minutos. De acordo com as informações científicas sobre ele, o alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, dependendo da causa e da intensidade da dor. As situações em que médicos aconselham o uso do medicamento são:
- Febre
- Gripes e resfriados comuns
- Dor de garganta
- Cólica menstrual
- Dor de dente
- Dor de cabeça tensional
- Dor muscular
- Dor na coluna ou no nervo ciático
- Osteoartrite e artrite reumatoide
Quais são as contraindicações ao uso de ibuprofeno
(Fonte: Unsplash)
Como outros medicamentos, o ibuprofeno pode causar reações adversas. As mais comuns são tontura, coceira, enjoo e diarreia ou constipação. Caso você note qualquer sintoma que considere suspeito, suspenda imediatamente o uso do remédio e procure um médico.
Nenhum medicamento com ibuprofeno deve ser utilizado caso:
- O paciente tenha hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo
- For alérgico a qualquer outro componente da fórmula
- For alérgico a outros anti-inflamatórios não esteroidais, como ácido acetilsalicílico
- Portadores da "tríade do ácido acetilsalicílico"
- Pacientes que façam tratamento perioperatório na cirurgia de revascularização da artéria coronária
- Pacientes com insuficiência renal, hepática e cardíaca grave
- Bebês menores de 6 meses, grávidas e lactantes
- Pessoas que sofrem com úlcera gastroduodenal e sangramento gastrointestinal
- Pessoas com asma
- Não recomendado em caso de suspeita de dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti
Não se esqueça que todo medicamento deve ser recomendado por um médico. E mesmo assim, é importante que você sempre leia a bula, que lhe fornecerá todas as informações pertinentes à administração do remédio.
Diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol
(Fonte: Unsplash)
O paracetamol, em conjunto com o ibuprofeno, são os analgésicos mais comuns do mundo, geralmente utilizados no combate a dores de cabeça, cólicas ou febre. Desde que tomados na dosagem correta e sob recomendação médica, ambos são seguros e eficazes.
Com ação um pouco mais rápida e efeito mais duradouro, o ibuprofeno também reduz inflamações. Enquanto isso, o paracetamol, apesar de similar em muitos aspectos, não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias. Contudo, possui menos efeitos colaterais, sendo uma alternativa para quem possui estômago sensível a medicamentos.
Reforçamos que o uso de ambos remédios deve ser feito com prescrição médica, respeitando as orientações da bula e sem nunca incorrer em uso excessivo ou por período prolongado sem indicação de um médico.